Overview

Guaraná: Um Poderoso Energético Natural

O Guaraná, cujo nome científico é Paulilinia cupana, é uma planta originária da Amazônia cujas propriedades energéticas e tônicas já eram conhecidas pelos nativos Maués, que o utilizavam antes de irem às lutas e em longas caminhadas para aumentar a resistência à sede, calor e fadiga. As propriedades energéticas e tônicas do Guaraná devem-se principalmente às metil-xantinas presentes em suas sementes, predominantemente a cafeína (trimetil-xantina). Estes compostos possuem um efeito pronunciado sobre o metabolismo celular, estimulando os processos bioquímicos associados à musculatura e ao sistema nervoso central.

A cafeína (chamada de guaraína quando encontrada no guaraná) é um poderoso estimulante, aumentando a resistência nos esforços mentais e musculares e diminuindo a fadiga motora e psíquica. A concentração de cafeína presente no guaraná em pó pode ser até quatro vezes maior que a encontrada no café, e dentre os seus efeitos destacam-se:

  • Estimula a renovação das células.
  • Melhora enxaquecas e dores de cabeça em geral.
  • Age como um tônico revigorante e rejuvenescedor.
  • Estimulando a liberação de dopamina e adrenalina na circulação sanguínea, o pó de guaraná é empregado para conferir vigor e retirar o sono, sendo amplamente utilizado por estudantes e profissionais que enfrentam grandes jornadas de trabalho. Previne também cãibras, enxaquecas, problemas gastrointestinais e até mesmo a arteriosclerose. Além de cafeína e teobromina, o pó de guaraná contém fibras vegetais, amido, ácido tânico, cálcio, ferro, fósforo, potássio, tiamina e vitamina A.